
A jornalista e designer Cristal Muniz, que já trabalhou com a gente, é a dona do blog Um ano sem lixo, onde conta o seu dia-a-dia na busca por reduzir ao máximo – ou em sua totalidade! – a sua produção de lixo durante o ano de 2015.
A Cristal tem 23 anos, mora em Florianópolis e trabalha para o Diário Catarinense, o maior jornal da região. Para 2015 ela tomou uma decisão que mudaria por completo o seu dia-a-dia. Tentando produzir lixo zero (ou o mais próximo de zero possível), Cristal mudou totalmente a sua relação com o consumo. No blog Um ano sem lixo ela relata as suas experiências.
Para alcançar o seu objetivo, Cristal tem que ser muito atenta. Isso porque, se a gente não cuidar, praticamente tudo hoje em dia gera lixo! Quer ver?. O talher e o prato do seu almoço, se não for reutilizável ou não for reciclável ou reciclado de forma correta, é lixo. O copinho de plástico, lixo. A areia sanitária do seu gato, se não for biodegradável, também. E isso só para começo de conversa. Como ela passa por todos esses desafios diários? Isso você confere no Um ano sem lixo e de brinde ganha umas dicas ótimas de como tornar o seu próprio cotidiano mais sustentável.
Para quem ficou curioso sobre quais mudanças nos hábitos cotidianos implica a decisão da Cristal de não produzir lixo, vale a leitura das que a jornalista dá a umas dúvidas recorrentes de seus leitores:
1. Você não vai mais comprar nada que tenha ou venha em embalagem?
Não, eu ainda vou comprar produtos que tenham embalagem. Claro que vou tentar comprar o máximo de coisas e opções a granel, mas algumas coisas (até vinagre e bicarbonato de sódio, por exemplo), não vou ter opção. Aí, ou a embalagem vai ser reciclável ou os adesivos, por exemplo, serão lixo mesmo 🙁
2. Você não vai produzir lixo já em 2015?
Não, a ideia é ao longo do ano aprender a viver de um jeito que vou produzir o mínimo de lixo possível. São muitas coisas pra mudar e não conseguiria fazer tão rápido (mas espero mudar vários hábitos rapidamente sim, só algumas coisas que são mais difíceis).
3. Não produzir lixo é não jogar nada fora?
Não. Restos de comida, papel higiênico, embalagens ainda vão fora, mas podem ser reutilizados de algum jeito – seja reciclando, seja fazendo compostagem, por exemplo. Fora vai, mas volta. Não quero é jogar coisas num aterro sanitário e que “morrem” por lá.
4. Você vai usar maquiagem e cosméticos?
Sim. Por enquanto, vou usar até acabar as coisas que já tenho e tentar descartar as embalagens do melhor jeito possível (reciclando, por exemplo). Recomendo as marcas Lush, Weleda e Alva (por enquanto, as mais legais que pesquisei – sugestões são super bem-vindas).