
Capitolina é o verdadeiro nome da Capitu de Machado de Assis. É daí que vem o nome da revista online para garotas adolescentes, Capitolina. “Ela é uma personagem feminina muito forte e fascinante, sem contar que é super importante na história da literatura brasileira”, explica a publicação.
A Capitolina é uma revista independente voltada para o público adolescente. A ideia de criar a revista surgiu da vontade em comum de várias meninas fãs da Tavi Gevinson (aquela teen americana que roubou a cena da moda aos 13 anos, sabe?) em lançar uma publicação que englobasse os mil interesses que uma garota adolescente pode ter.
Com um time da mais de 70 garotas, a Capitolina se transformou em um espaço acessível e inclusivo de diálogo entre meninas jovens. As suas matérias envolvem os mais diversos assuntos, como Artes, Vestibular, Moda e Beleza, Relacionamento, “sem restrições de classe social, raça, orientação sexual, aparência física, ou qualquer outra forma de interesse”.
“Buscamos mostrar para nossas leitoras as belezas de suas próprias vidas, ao contrário de criar um mundo aspiracional. Para nós, é imprescindível que as garotas vejam suas realidades como algo que deve ser apropriado, em vez de negado. Assim, aCapitolina tem como um dos intuitos mostrar às suas leitoras que as dificuldades pelas quais elas passam são válidas e também possíveis de se resolver sem a necessidade de recorrer a um mundo fictício. E que, apesar de seus problemas, o mundo em que vivem é, sim, um lugar fantástico.”
Boa leitura!